E.M.E.F. TEODOMIRO NETO APRESENTA PROJETO “RECREIO DIRIGIDO”



    Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Teodomiro Neto estão tendo a oportunidade de participar de um projeto elaborado pela gestão da Escola.

    O Professor Antônio Carlos R. Lima, conhecido como Professor Yó e diretor da Escola desde agosto deste ano, explica que a ideia surgiu diante de sua observação aos alunos no horário do recreio (intervalo). Segundo ele, este é o momento em que as crianças têm mais liberdade na Escola, é a hora que acontece a socialização e o momento em que os alunos decidem como organizar esse tempo e fazem suas próprias escolhas.

    Mas nem sempre os intervalos aconteciam com a tranquilidade desejada.

    “A Escola, que tem uma estrutura física de pequeno porte, concentrava todos os alunos ao mesmo tempo neste momento. Deste modo, as crianças sempre estavam correndo por todos os lados, com brincadeiras de empurra-empurra, gritos, conversas altas, resíduos de lanche caídos pelo chão (que é natural), o que causava impressão de total falta de organização”, relatou Professor Yó.

    Em parceria com a coordenadora pedagógica da Escola, a professora Isleide Pereira Lima, ambos aprimoraram o projeto “Recreio Dirigido”, otimizando o intervalo da Escola, onde a equipe gestora em contato com os alunos e funcionários desenvolveram atividades onde a Escola possa avaliar seu funcionamento e colaborar para as boas práticas.

    Ao som da sirene que anuncia o intervalo, os alunos se direcionam ao refeitório, fazem o lanche do dia e em seguida já procuram os espaços montados com diversas atividades.

    Jogos em tabuleiros e livros de diversos temas à disposição são os que fazem mais sucesso, segundo a gestão da Escola, que além de trabalhar com um projeto de leitura, é consciente que esta atividade venha estimular que esse hábito também aconteça fora de sala de aula.

    Despertar esse interesse vem sendo um desafio para a Escola Teodomiro Neto, que vem conseguindo aprimorar o comportamento dos alunos, diminuindo os índices de acidentes nas brincadeiras efusivas na hora do recreio e estimulando o raciocínio lógico e leitura entre as turmas, além da socialização das mesmas.

    A Secretaria Municipal de Educação esteve na manhã desta quarta-feira (07) na Escola registrando este projeto e parabeniza, direção, coordenação, professores e demais servidores pela iniciativa para um momento em diversão de qualidade, socialização e informação para os alunos.

Jacundá, 07 de Novembro de 2018.



 

 

semedjacunda.com.br
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Jarbas Passarinho S/N - Centro - Jacundá - Pará - Brasil