FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR E PROFESSORES DO AEE QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL



    A Secretaria Municipal de Educação por meio de parceria com a Fonoaudióloga Seyla Lâmia Leite e o Professor Higor Gonçalves Caixeta, realizou formação para todos (as) os profissionais de Apoio Escolar dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais- NEE e Professoras do AEE na quinta-feira (10/05/2018).

    Participaram dessa formação 40 profissionais que atuam diretamente com alunos público-alvo da Educação Especial.

    A formação aconteceu em dois momentos: pela manhã o Professor Higor Caixeta abordou sobre Jogos Recreativos Adaptados para Deficiência Múltipla e a tarde a Fonoaudióloga Seyla Lâmia explanou sobre a Comunicação e Linguagem das Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA.

    Foi oportunizado aos participantes da formação momento de construção de jogos adaptados: Quebra-cabeça, alinhavos, alfabeto móvel, petecas, lousa mágica, dinâmicas: com vendas nos olhos, com balão e articulações corporais com música. Foi exposto ainda, vídeos: sobre autismo e famílias dos autistas. Já no final da formação houve uma breve explanação teórica sobre deficiências múltiplas e autismo.

    De acordo com a Coordenadora da Educação Especial, Professora Rosana Cristina, o objetivo da formação é transmitir aos Profissionais de Apoio Escolar que atuam dentro de sala de aula regular, e que estão diretamente ligados ao aluno com deficiência, ajudando-os na alimentação, higiene, locomoção e no desenvolvimento das atividades pedagógicas, que tivessem um conhecimento maior acerca do seu trabalho, de maneira a auxiliar as crianças no desenvolvimento das atividades escolares nas quais se fizer necessária.

    Assim, a realização dessa formação mostra o empenho da atual gestão em buscar melhoria consideráveis na execução de políticas públicas para inclusão, através de ações no sentido de garantir que todas as crianças com deficiência possam ter garantido a sua aprendizagem, assim como as demais crianças da rede publica de ensino. Por isso, é de suma importância promover capacitação voltada às especificidades de cada deficiência.

    Agradecemos pelo feito:

    Fonoaudióloga Seyla Lâmia Leite;

    Professor Higor Gonçalves Caixeta;

    Professores do AEE - Cidade e Campo;

    Profissionais de Apoio Escolar (cuidadores);

Jacundá, 15 de Maio de 2018.



 

 

semedjacunda.com.br
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Jarbas Passarinho S/N - Centro - Jacundá - Pará - Brasil